sábado, 3 de agosto de 2013

14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico

Descubra como você pode fazer filhos ou alunos se divertirem e aprender sobre meio ambiente no zoológico

macaco
A girafa africana é um animal que pertence ao imaginário da criançada. Vê-la de perto no zoológico é demais!

Quando você faz um passeio ao zoológico com seu filho ou alunos, só pensa em conhecer uma grande variedade de animais selvagens? Saiba que é possível aproveitar muito mais dos zôos espalhados por todo o país! A maioria oferece atividades de educação ambiental, áreas verdes para conhecer a flora e fauna locais, e atividades de lazer bem variadas.

Não faz muito tempo, os zoológicos eram conhecidos como locais para a exibição de animais exóticos. Mas, nas últimas décadas, deixaram de ser apenas locais de diversão, para se tornarem centros de educação ambiental e pesquisa. Atualmente, os zoológicos são bastante conhecidos e respeitados por seu papel na conservação de muitas espécies, principalmente das ameaçadas de extinção. 
Em uma visita ao zôo, você vai observar que até os recintos têm mudado. A tendência é que jaulas, viveiros e tanques percam as grades, ganhem mais isolamento acústico e espaço, além de tentarem reproduzir o hábitat natural do animal. Tudo isso para aumentar o bem-estar do animal e sensibilizar o visitante sobre comportamento e meio ambiente.

Apesar das mudanças, a maior parte do público espontâneo - aquele que vem sem o acompanhamento de educadores - continua visitando os zoológicos mais por lazer do que pelo aprendizado. Como pai, você pode procurar participar das atividades educativas oferecidas pelos funcionários do zôo, estimular seus filhos a lerem as placas informativas e discutir questões como a grande diversidade de animais no planeta e o respeito aos recursos naturais.
Quer saber como aproveitar ainda mais de um passeio ao zoológico com seus filhos? Leia as dicas abaixo!
E aproveite para consultar a lista com todos os Zoológicos do Brasil cadastrados no Ibama, incluindo os dados para contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário