quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aula Ciências fora da sala de aula: Trabalhando as Partes das Plantas.


                                                 

“Atualmente o Jardim Botânico do Recife desenvolve atividades em educação ambiental, como caminhadas ecológicas, exposição permanente da mata atlântica, exibição de vídeos com temas ambientais e visitas aos viveiros de plantas medicinais e florestais. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas.” (Prefeitura do Recife)

Como são realizadas pesquisas científicas, conservação e educação ambiental no espaço, foi inserido na Rede Brasileira de Jardins Botânicos, RBJB, e, por intermédio dessa, na Botanic Gardens Conservation Internacional, BGCI. Abrindo o leque de possibilidades relativas ao seu reconhecimento.
O seu público atual são alunos de escolas públicas e particulares do Recife e famílias (mais aos finais de semana, principalmente aos sábados.), o público universitário ainda está crescendo devido ao apoio que o jardim está oferecendo. Geralmente, quem procura o jardim, busca o contato com a natureza, respeito dos assuntos do meio ambiente e preservação.
       No ambiente pode-se manter contato com árvores de espécies variadas, flores, animais diversos, inclusive, uma parte dessa flora e fauna é nativa, resquícios da Mata Atlântica e que atualmente só ocupa cerca de 7% do seu total. Muito dela foi desmatada durante o processo de urbanização do Recife.
                                                                                                           (http://jardimrecife.blogspot.com.br)

Esta foi uma aula de ensino de Ciências, a qual iniciei trabalhando em sala de aula, sobre o Tema: As partes das plantas. Com alunos do 5º ano do meu projeto PIBID, numa escola da rede municipal de Recife.
Iniciei o processo em sala de aula, no segundo momento levei-os ao Jardim Botânico, para aula laboratório. O processo de visita não foi apenas levar os educandos para uma aula passeio, é sim para aula em ambiente mais propicio a encontrar tudo o que o tema propicia.
Ao chegarmos no Jardim Botânico, um monitor previamente agendado, nos recebe e nos leva a iniciar um trilha, mostrando as espécies existente no local, a trilha termina, no jardim.
O Jardim.
Chegando ao Jardim, retomei o que foi trabalho em sala, pedido para educandos a tocarem nas partes das plantas, a falarem o que eles lembravam, quais cuidados as plantas precisam, o que é preciso para uma plantar crescer saudável... Em seguida fomos plantas medicinais, pedindo que eles mostrassem quais eles conhecem, qual a parte usada, para que serve.

Após a explicações, fomos ao espaço de convivência e passamos, para os jogos:


Levei jogo da Forca, jogo de Charada, Árvores como Quebra-Cabeça e um Quiz, todos os jogos relacionados ao tema. A turma foi dividida em dois grupos para se ajudarem nas respostas.
Como avaliação foi levado em consideração: 
Interação do grupo, Espírito de equipe, Generalização dos conteúdos “agregou conhecimento”, Se os recursos materiais serviram para externalizar os conhecimentos científicos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário